Perguntas Frequentes

Home / Perguntas Frequentes

Spot de rádio é uma peça sonora onde se usa a interpretação humana (um ou mais locutores) e elementos sonoros (músicas, efeitos especiais), para a construção de uma peça sonora pensada para o veículo do rádio.

O spot de rádio é exibido dentro da estrutura da uma rádio, durante os intervalos comerciais (o famoso break comercial) e intervalos de programas especiais.

A principal função do spot de rádio é o de fixar no ouvinte a mensagem ou anúncio gravado. Nele podem existir elementos promocionais (sorteio de ingressos), institucionais (horário de programas da própria emissora), comemorativos (aniversariantes do mês), entre tantas outras utilidades.

Tempos e formatos do spot de rádio

O formato de tempo de um spot de rádio costuma ser de 15, 30, 45 ou 60 segundos. Este padrão de tempo vem perdendo espaço nas rádios online, já que neste meio não existem limites e a emissora tem mais liberdade para quebrar os padrões estabelecidos pela radiodifusão.

Streaming de áudio (ou fluxo de mídia) é uma forma de distribuição de dados pela internet através de pacotes eletrônicos, sendo um tipo de arquivo capaz de ser executado enquanto está sendo baixado pela internet.

No streaming de áudio, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador, não ocupando espaço no disco rígido (HD) do usuário, sendo a transmissão do streaming de áudio reproduzida à medida que chega ao usuário. Esta solução é muito utilizada para distribuir conteúdo em áudio (rádio online).

Dependendo da qualidade da internet do usuário, podem ocorrer interrupções na reprodução do streaming de áudio, mais conhecido como buffer.

Com o streaming de áudio, o usuário consegue reproduzir conteúdos protegidos por direitos autoriais, já que não existe o download do conteúdo em áudio, tecnologia esta onde existe o armazenamento em mídia física (HDs, DVDs, pendrives, etc) caracterizando-se assim em uma cópia ilegal.

Streaming de áudio: como funciona

A mídia é constantemente reproduzida à medida que chega ao usuário. O usuário aguarda alguns segundos e após esta pequena espera, o som tem início. Os primeiros segundos são usados para criação de um buffer na memória do computador, uma espécie de depósito de dados para que o tocador (player) não pare caso a conexão piore durante o o fluxo do streaming de áudio.

Para uma transmissão de streaming de áudio, torna-se fundamental o uso de um servidor de streaming áudio, responsável por receber o sinal da emissora de rádio online e enviá-lo para os usuários conectados ao player.

Fonte: Wikipedia