Webradio Corporativa: ser a opção ou mais uma opção?

Para conseguir impactar e engajar uma audiência cada vez mais dispersa e exigente, uma webradio corporativa estrutura-se com o intuito de conectar empresas, colaboradores e terceirizados.

Todo projeto de webradio corporativa nasce de um trabalho integrado parar gerar ações de conteúdo em formato radiofônico, seja na webradio, ou na seção de podcasts. A escolhas dos envolvidos precisam ser criteriosas. A identificação dos conteúdos recorrentes dentro da companhia é o passo fundamental, inclusive no sentido do auto-conhecimento empresarial.

Num primeiro instante, são, apenas, conteúdos tradicionais: os informes do RH, entrevistas com executivos, apresentação de novos produtos ou serviços da companhia, reconhecimentos de funcionários, campanhas internas etc. Mas nenhum projeto terá relevância (e audiência) se o funcionário também não tiver voz, literalmente.

O uso do WhatsApp simplificou o processo de captação de vozes. O locutor estimula, no ar, a participação e os funcionários pedem músicas ou comentam uma nova demanda da empresa. Eles se engajam.

É fundamental que exista uma preocupação genuína com a autenticidade das mensagens radiofonizadas. Estas devem atender as necessidades (de informação) das pessoas com quem queremos conversar. Compreender os interesses musicais do público alvo e, a partir desses dados, criar uma programação interativa também é parte do processo que envolve uma webradio corporativa.

As empresas começam a perceber que, mais importante que falar de si mesmas, devem ouvir seus clientes internos. É preciso entender como estão vivendo, em seus universos particulares, considerando e lidando com seus hábitos profissionais e pessoais. A programação deve refletir tais comportamentos. O rádio é propício a isso.

O cuidado em ampliar as formas tradicionais de comunicação corporativa precisa ser constante para acompanhar as mudanças pelas quais a sociedade passa, seja qual for o veículo empregado. Os colaboradores querem ser parte ativa do que estão recebendo como informação empresarial. Querem se ver, se ler, se ouvir… Obter este engajamento é um grande trunfo.

Nossa proposta de construção de projetos que incorporam webradio corporativa e podcasts não se limitam mais à produção dos conteúdos, playlists musicais e sonoplastias. As métricas de audiência (para mapear os hábitos e quantificar ouvintes) e os aplicativos (para smartphones, tablets e computadores) tornam-se fundamentais no pacote oferecido pela Som S/A.

Os funcionários são consumidores vorazes de conteúdo e o fazem, no decorrer do dia, durante o horário profissional, em diferentes e complementares telas e plataformas. A webradio corporativa e os podcasts devem conseguir um lugar no leque de escolhas da pessoa, e este é o maior desafio. O projeto consiste, de fato, em um processo contínuo que se transforma. Como a vida, aliás.

Clique aqui e conheça os trabalhos em Rádio Corporativa da Som S/A.

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By | 2017-07-25T18:04:39+00:00 Tuesday, 25 October 2016|News|0 Comments

About the Author:

Zeca Almeida Prado
Jornalista e radialista com atuação destacada em emissoras como Jovem Pan, Eldorado, 89 FM, Transamérica, Cidade FM, Alpha FM, Bandeirantes, Rádio USP, Nativa FM e JB FM. Líder absoluto de audiência na Grande São Paulo em quatro ocasiões distintas. Premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e no TOP Social, da ADVB, Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing.

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