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Webradios Corporativas: o engajamento através do conteúdo

A chegada das webradios corporativas representa uma tremenda oportunidade para empresas cortarem custos e ampliarem de forma significativa a relevância da comunicação voltada aos stakeholders.

O grande desafio das webradios corporativas se resume na frase: “A construção de engajamento através de conteúdo está mudando o cenário de negócios e das pessoas, todos à procura de construir credibilidade, influência e confiança”, explicou Mark Masters no Fórum de Interatividade e Comunicação – FIC2016, em Porto Alegre (RS) e em São Paulo (SP).

Este é o desafio diário que enfrentamos nas companhias ao construirmos um webradios corporativas: engajar pelo conteúdo para construir credibilidade, confiança e influência entre os stakeholders. Um desafio e tanto, se considerarmos a avalanche contínua de conteúdos recebidos por todos os homo-smartfonis, nova espécie de hominídeo encontrada em todos os cantos do mundo.

Em termos formais, a construção de uma webradio corporativa é um processo complexo que pode ser classificado, também, como marketing de conteúdo, em que os velhos padrões da comunicação corporativa (o antigo jornalismo empresarial), já não surtem efeito com o novo colaborador.

A Revolução do Conteúdo foi o tema da 12ᵃ edição do FIC 2016, que trouxe representantes de grandes players como Google, Buzzfeed, Spotify, Seekr; Comic Con Experience e produtores independentes.

Os dados do mercado de conteúdo no mundo ainda são difusos, mas algumas pesquisas mostram seu poder de transformação.Segundo a consultoria DemandMetric, o marketing de conteúdo gera o triplo de leads do que o marketing tradicional e custa 62% menos.

A pesquisa ContentTrends- Tendências do Marketing de Conteúdo 2016 mostra que 70% das empresas já utilizam Marketing de Conteúdo com foco no consumidor final.

Não existem dados a respeito em iniciativas internas de grandes companhias instaladas no Brasil. Mas, nas empresas atendidas pela Som S/A, a programação das webradios corporativas (música, notícias, reportagens, campanhas, entrevistas etc.) e o conteúdo dos podcasts impactam mais da metade dos colaboradores de forma contínua. Bem mais assertivo e impactante que e-mails-marketing, murais e house organs, entre outros meios convencionais.

Uma webradio corporativa não se limita à entrega de programação via streaming. A emissora pode ter diferentes opções musicais, conteúdos veiculados em horários em função do tipo de assunto, campanhas de engajamento, promoções etc., tudo ouvido por meio de aplicativos amigáveis e atraentes. E toda a audiência auferida – rádio e podcasts – deve ser acompanhada com métricas que, em síntese, revelam quem, quando, onde, em que aparelho e quanto tempo de acesso houve a cada tipo ao conteúdo.

São novos e interessantes tempos em termos de comunicação empresarial coorporativa: as webradios corporativas chegaram para tocar e ficar.

Clique aqui e conheça os trabalhos em Rádio Corporativa da Som S/A.

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By | 2017-07-25T18:04:39+00:00 Friday, 21 October 2016|News|0 Comments

About the Author:

Zeca Almeida Prado
Jornalista e radialista com atuação destacada em emissoras como Jovem Pan, Eldorado, 89 FM, Transamérica, Cidade FM, Alpha FM, Bandeirantes, Rádio USP, Nativa FM e JB FM. Líder absoluto de audiência na Grande São Paulo em quatro ocasiões distintas. Premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e no TOP Social, da ADVB, Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing.

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